Friday, January 18, 2008

Virtualização de Serviços

Hoje em dia, cada vez mais os sistemas computacionais passam a ter uma maior importância no seio das empresas. Isto acontece, devido ao uso excessivo de aplicações tais como: correio-electrônico, aplicações web, portais empresariais e estações de trabalho.

Isto, por consequência aumenta sensivelmente os custos de administração para armazenamento e protecção da informação. Isto é, cada vez mais os servidores existentes tornam-se "na máquina que faz tudo". Para evitar este tipos de "abusos" criaram-se conceitos de Virtualização.

A virtualização de um Infra-estrutura de TI, permite-nos a optimização de recursos computacionais e da flexibilidade de administração desta mesma. Permite às empresas reduzir custos de TI e ganhar "tempos de repostas" para atender as necessidades de negócio.

Vantagens:

Melhor retorno sobre o investimento.

  • Através da consolidação da infra-estrutura e de melhor utilização dos recursos computacionais existentes, consegue-se uma redução sensível nos gastos com os servidores, desktops, dispositivos de armazenamento e de rede.

Aumento da produtividade.

  • Com a facilidade para administração e monitoração do ambiente, obtêm-se uma redução nos tempos de interrupção dos serviços, melhoria no suporte e na qualidade do ciclo de desenvolvimento, testes e implementação de aplicações.

Maior eficiência nos negócios.

  • garantia de níveis de serviço, proteção da informação, alta disponibilidade para as aplicações e flexibilidade para recuperação em caso de falhas.






No comments: