Tuesday, April 28, 2009

Xubuntu 9.04 vs Debian 5.0.1 Xfce

Yes, it's Ubuntu release week and yes, we'll be looking at Ubuntu for our feature article. Instead of a review of what everyone already knows, this week I thought we'd take a look at how the newly released Xubuntu 9.04 compares to Debian Lenny with an Xfce desktop. Xfce is a desktop environment built using the GTK+ graphical libraries, similar to GNOME. Unlike GNOME however, its focus is on being lightweight. Creator Olivier Fourdan writes: "Xfce is a lightweight desktop environment for various *NIX systems. Designed for productivity, it loads and executes applications fast, while conserving system resources." Xubuntu is based on Ubuntu, but instead of providing a GNOME desktop, they provide Xfce. They also include much of the functionality that its larger parent offers. Debian, on the other hand, is based on, well, itself and offers a multitude of desktop offerings, one of which is Xfce. How do the two compare?

here

Monday, April 20, 2009

Recicle os "monos" lá de casa

Puxe pela memória e contabilize: quantos computadores, telemóveis e impressoras já substituiu nos últimos cinco anos? E os velhinhos? Estão guardados numa gaveta ou na arrecadação à espera de voltarem "à vida"?
Centros de Recolha e ERP Portugal

fonte: http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/sugestao_tek_recicle_os_monos_la_de_casa_990549.html

Saturday, April 11, 2009

And the winner of the Linux Foundation video competition is...

...What Does it Mean to be Free? This one was created by Amitay Tweeto, an Israeli citizen from Bet Shemesh, Israel. He's a 25-year old freelance graphic designer and UI (user interface) consultant.

Friday, April 10, 2009

A tradição ainda se mantém...

Depois das edições de 2007 e 2008, a Sexta-Feira Santa deste ano não poderia falhar. Voltamos a pegar nas bicicletas, ficando assim estabelecida a tradição da Sexta-Feira Santa. Depois de nos anos transactos termos decidido rumar a outras paragens, sendo elas a de Ponte de Lima no ano de 2007 e de Guimarães no ano passado.

Este ano decidimos rumar a norte, mais concretamente a Senhora da Cabeça, Freixieiro de Soutelo, Lugar de Grovas . Para quem conhece a zona pode pensar, que entre Esposende e Vila Praia de Âncora pela estrada nacional (EN-13) a viagem faz-se sem muitas demoras, mas contrariando os anos anteriores este ano decidimos que o "contacto" com a natureza, teria que ser muito maior.

De tal modo decidiu-se "interligar" o Monte de Santa Luzia, na cidade de Viana do Castelo, à capela da Senhora da Cabeça pela Serra de Santa Luzia. Sendo o trajecto entre 25 a 30km de "puro" monte, apesar de tudo a viagem fez-se à um bom ritmo, sempre debaixo de uns "bons" aguaceiros e de uns raios de sol que não tendiam em ficar.

Apesar de a viagem ter sido curta em relação aos anos anteriores. Ficando assim contabilizada: 96 km em 5 horas e 20 minutos, o espírito da aventura mantinha-se inalterável, pois o grau de dureza tinha aumentado e as condições climatéricas eram bastantes diferentes das edições anteriores.




Não posso aqui também de frisar que o "espírito do Caminho de Santiago de Compostela" ainda se mantém vivo, nem que seja aos 55 anos. Falo aqui de uma pessoa que conhecemos na viagem de regresso entre Viana do Castelo e Esposende. Ora aqui está o verdadeiro espírito de coragem, ter saído de Sintra no dia 30 de Março, ter chegado a Santiago de Compostela no dia 7 de Abril, e ter optado por fazer a viagem de regresso até a Sintra, passando por Fátima. No total este senhor "levava" 800 km nas pernas e um "ego do tamanho do mundo". Depois de uma boa conversa com o senhor, uma frase ficou retida no pensamento, "não interessa o número de dias que se leva a chegar a Santiago, o mais importante é chegar lá..." Para quem já fez o Caminho de Santigo, como eu já tive a opturnidade de o fazer no ano passado, esta frase faz todo o sentido, só o facto de entrar na praça com a bike, dá sempre a vontade de voltar a repetir.

Resumindo: " Pró ano há mais !!! "

Ps: Jota aquele abraço