Wednesday, March 21, 2007

Dia Aberto @ GLUTAD

Como devem saber em "quases" todas as Universidades Portuguesas, incluindo Politécnicos e institutos, exsite um dia em que se intitula por "Dia Aberto". Este dia tem a finalidade de dar a conhecer a instituição em causa, abrindo assim as portas a todos os alunos de escolas secundárias existentes na região. Promovendo assim os cursos aí leccionados, de forma a captar novos alunos, pois são estes os "possíveis" futuros alunos, da instituição.

Neste caso, a instituição a que pertenco, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, resolveu oferecer mini-workshops de divulgação de um determinado assunto. Neste caso como sou um dos representantes do GLUTAD (Grupo de Linux da UTAD), demos a conhecer as potencialidades do Linux.

Mais concretamente, o "Beryl" - um "window-manager" que recria os efeitos similares a 3D no ambiente de trabalho, e algumas animações, como podem reparar neste exemplo. (aqui)

Mas o que supreende agora, é como o Linux foi introduzido nas escolas. Mais concretamente nos cursos de tecnologias de informação, onde ja adquirem conhecimentos da Caixa Mágica.

Á que reconhecer a Caixa Mágica, como umas das maiores impulsionadores de Linux em Portugal. Pois não é só nas escolas, que eles participam, também no desenvolvimento do Linius, o Sistema Operativo do Ministério da Justiça.

Agora no que toca ao GLUTAD, apenas posso dizer que há projectos "na gaveta" que podem sair a qualquer momento.

PS: Já mexi no Windows Vista....!!! (uma das outras apresentações...)

No comments: