Friday, May 11, 2007

Software para recuperar arquivo da Stasi

Segundo, também o Público de hoje (Sexta-feira 11 de Maio de 2007), "cientistas alemães estão a desenvolver um software específico para tentar montar um quebra-cabeças gigantesco: colar 45 milhões de páginas dos arquivos secretos da temida Stasi(antiga polícia da ex-República Alemã), que foram destruídos pelos agentes alemães quando o muro estava para cair em 1989."

Basiscamente a Stasi, colocou as páginas de arquivo em máquinas de destruir papel, originando assim 600 milhões de fitinhas de papel. Isto segundo a revista Nature. Este software tem em vista recuperar pelo menos 2% dos documentos desruídos.

Segundo Bertram Nickolay, chefe do departamento de tecnologia de segurança do Instituto Fraunhofer, em Berlim, este software inspira-se no software utilizado para reconhecer e processar padrões e imagens digitais. Para este estudo o Instituto recebeu uma bolsa de investigação de 6,3 milhões de euros para estudar os 600 milhões de tirinhas.

Abençoado governo Alemão, que aposta na tecnologia como meio de recuperar parte da sua história, apesar de serem arquivos secretos, não deixa de ser algo inovador. Aliás tudo o que mexe com tecnologia tem a haver com inovação. E não é o conteúdo dos arquivos que interessa aqui, mas sim inovação.

Pois, o governo Alemão já afirmou que consoante os resultados desta investigação, decidirá se avança para a recuperação total do arquivo ou abandona a ideia.

Esperemos por resultados.

No comments: